35. Bulimia em Homens!

Disturbio Alimentares não afeta apenas as mulheres, mas também os homens. Não apenas modelos e atletas, como também executivos. 

O problema é que o próprio homem bulímico tem muito preconceito com sua situação.

Outro dia ouvi de um colega de trabalho que praticava o vomito para poder beber mais nas festas. Ouvi também de outro que praticava o vomito para comer mais nos rodizios. Os dois não se viam como bulimicos porque não pensando em um corpo perfeito.
Este é o típico quadro do homem que tem bulimia e não aceita sua condição. A pratica do comer e vomitar normalmente começa com a busca de um corpo magro e de um regime fracassado. Porém pode ser estimulado por outros fatores externos e internos.

Na verdade, não importa se seu estimulo foi a magresa, a solidão, a decepção, a farra, os 3 kilos a menos ou a paixão pelo chocolate. Bulimia é o vício de comer e regugitar e só podemos saber a gravidade do quadro pelo número de vezes que a pratica é repetida no dia e na semana.

No momento em que sua vida gira em torno de comer exessivamente e compulsivamente seguido pelo vomito. Isto se chama Bulimia, mesmo se o estimulo for a gula e o prazer. Sim, a Bulimia dá prazer!

A busca constante desta sensação de satisfação, de estimular o paladar, o desejo, é que nem uma droga. No começo te satisfaz, mas depois pode te levar ao buraco, a depressão e a consequencias físicas irreverssíveis.

Acredito que existam mais homens que não procuram ajuda do que mulheres. Pelo simples fato de julgarem a doença como algo feminino e pelo outro agravante que os homens tem um bloqueio maior de procurar um médico, de tomar remédio e até mesmo pedir uma informação na rua. Imagine então, como será difícil ele  procurar um analista, um nutricionista e falar de um problema pessoal?

Se o Bulimico tem como estimulo o corpo mais magro e sarado é bom alerta-lo que ele não está sozinho e que a vaidade ao corpo não é esclusivamente um sentimento feminino. Algo que nos mostra isso é a quantidade de homens nas academias, malhando e fazendo exercícios físicos com o único intuito de conseguir um corpo desejado.

No meu ponto de vista é completamente compreensivel a Bulimia no homem. A mistura do prazer pela comida, com a vontade de não virar um homem ogro, barrigudo e caido na frente do sofá.  Talvez os homens Bulimicos são iguais os ratos de academia, mas com a diferença que a maioria morrem de preguiça de malhar.

O que é mais masculino do que levantamento de copo? cerveja na barriga? comer o quanto quiser? Sim, é uma doença que pode transtornar os homens, assim como transtorna as mulheres.  A Bulimia não tem nada de meigo e delicado. Apenas um julgamento insensato de homens que acham que não estão doentes e assim escolhem não se tratar.


Texto de . Potira Marie @copyrights reserved

Comentários

  1. Olá... gostaria de ajuda. teria como entrar em contato via e-mail? na minha cidade nao existe nenhum tipo de ajuda especifica para tal problema.. preciso desabafar, isso me sufoca e vc deve saber bem como, gostaria de ter com quem falar e ouvir sobre isso e nada melhor com quem passa ou ja passou!!! Aguardo ansiosa por uma resposta sua que há de vir, se Deus quiser!!! evelyne_ramalho@hotmail.com

    Que deus nos abençoe...
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa...encontrei seu site e nem sei o que dizer. Sou homem, tenho 26 aos e ha 4 anos sofro de bulimia, no inicio pesava 80 kl (tenho 1.74) e era muito pra mim. Eu sempre me comparava com os rapazes da minha idade e queria ser como eles, então comecei a induzir o vômito. No inicio foi maravilhoso porque eu realmente estava perdendo peso, mas depois isso virou uma bola de neve e cheguei pesar 67 kl. Estava muito magro e todo mundo chegava perto de mim e falava que eu estava doente e/ou que havia algo de errado comigo. Antes eu vestia calça tamanha 42, passei a vestir nº 38, antes usava camisa G, passei a usar camisa P e em alguns modelos PP. Minha pele mudou, cabelos caindo. Devido ao excesso de laxantes desenvolvi polipos no intestino. Procure ajuda psicologica e minhas crises foram controladas. Eu nunca parei de vomitar, mas a frequencia dos vômitos diminuiram na época. Eu vomitava cerca de 3 a 4 vezes ao dia e após o tratamento com psicologo eu vomitava cerca de 1 ou 2 vezes por semana. Eu voltei a engordar e a chegar nos meus 82 kl, e como resultado voltei a ficar nervoso, ansioso e a VOMITAR NOVAMENTE. hoje vomito 1x ao dia pq como todo bulimico sabe existe uma pressão interna muito grande em alcançar o emagrecimento, a eliminar aquela sensação de "quilinhos" a mais....

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho 15 anos, sou homem, e comecei a desenvolver a bulimia com 14, em busca do corpo perfeito, eu quero parar, enquanto ainda estou no começo, mais é mais forte que eu, preciso muito de ajuda!

    ResponderExcluir
  4. Mio a mas de um ano, e meu nível maximo foi 37kg em 3 meses. Quero dizer que toda história tem dois lados.. Sou feliz assim, me sinto bem e sei o quanto faz bem na minha vida social. Tenho o respeito da minha família, não sou apenas 'mais um gordo atravessando a rua' e posso comer em público sem ser julgado! A vida começou a ser melhor depois dos 17 anos e eu sou prova disso.. Sou aceito, namoro, trabalho e me tornei (BEM) mais bonito depois da fase! Acreditem, nem tudo são espinhos igual eh passado.. Ajuda eh bem vinda pra quem precisa! :D

    ResponderExcluir
  5. Sou um garoto, tenho 14 anos e meço 1,75. Peso cerca de 85 kilos, me sinto horrível. Comecei com anorexia à alguns meses e hoje finalmente consegui vomitar, 2 vezes, sem problemas. Quero ficar magro. Tive um grande desgosto de amor, a rapariga que eu "namorava" me trocou por meu irmão pois ele é mais magro. Mas estou emagrecendo graças a isto é logo logo vou estar magro e elegante e ela vai ver aquilo que perdeu e quem sabe volte para mim. Também estou fazendo bastante exercício. Motivação 100%.

    ResponderExcluir
  6. tenho 31 anos sofro com bulemia desde os 15 anos, tenho passado pelo inferno com essa doença que a cada dia me deixa pior ,ja tive vontade ate de desistir de viver, na minha cidade não tem espeçialistas o que dificulta ainda mas, ja perdi muito peso com isso , ja passaei uma semana sem comer com medo de ter que provocar o vomito, parei no hospita devido esta situação, ja não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho 16 anos,Tem pouco tempo que comecei,uns dois meses,mas já não consigo mais parar,me sinto gordo,até parei de comer,duas pessoas da minha escola perceberam e ficam no meu pé,eu tento para,mas não consigo!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas