30. Em busca do corpo perfeito.

O mundo julga e critíca os extremos. Mas o que é pior ser obesa, ou desmaiar por anorexia?

Tanto a obesidade, como a anorexia e bulimia são problemas sérios.

Quem está muito acima do peso muitas vezes se depara com a baixo estima e sofre ou já sofreu de piadinhas nas tempos da escola. Hoje existe uma luta contra o bullying, mas isso não é ainda a soluçãos de todos os problemas. Como não falar para uma adolescente não se importar com sua forma física enquanto suas amigas de cabelos lisos e corpos mais magrinhos dispertam a atenção de todos os meninos? Como falar para um menino não se sentir ameaçado quando o outro da idade dele, mas com o dobro de musculos o encara? Como falar para aceitar as imperfeições da idade, quando se é trocado/a por alguém mais novo?

As doenças ligadas a beleza e a forma física estão a cada dia mais visíveis na sociedade. Não apenas nos disturbios alimentares, como na a fixação por um cabelo liso, na prática exagerada do fisioculturismo e na febre dos exageros das cirurgias plásticas.



A Bulimia e a Anorexia não são as únicas doenças que vem com tudo neste século 21. As pessoas devem sim se preocupar com uma boa aparencia, em se esforçar para conquistar um corpo mais magro, mais musculoso, mais bonito. Porém o corpo perfeito é aquele que a beleza de fora está de acordo com a beleza interna. Não adianta ter uma mascara por fora, e estar doente por dentro. O corpo perfeito, não é apenas feito de ossos, musculos e gordura. Ele possui um cérebro! Um corpo perfeito está em harminia com uma a mente sã!

Na hora em que a aparencia física se torna mais importante do que todos os outros aspectos da vida, isso já se tornou um vício, uma droga, um perigo!

Falam que a cura de um disturbio alimentar deve ser acompanhada de psicólogo, psiquiatra e nutricionista. Eu acrescentaria, que deve haver uma mudança interna. Corpo, mente e espírito trabalhando juntos.

Trocar uma obesidade por uma bulimia, uma anorexia ou pelo víco dos anabolizantes não é saudável. É acumular tristezas, incertezas e duplicar uma depressão. Eu sou a favor de uma mudança de comportamento, sou a favor da auto estima e da luta para um corpo perfeito. Mas regime de choque só agride o corpo. Adoece e a pessoa acaba engordando tudo e mais um pouco que perdeu. Eu sigo aquela venha frase "O que se conquista rápido, vai embora rápido" Dia, após dia, reeducando os hábitos, a mente e o espírito, se readaptando em um ano o que virá a ser o resto de sua vida.

Não existe tratamento contra Bulimia e Anorexia que funcione de um dia para o outro, não exite dieta milagrosa que vai salvar alguém da obesidade em um mês. Tudo que dá resultados rápidos demais, trará problemas no futuro.

Os meios mais fáceis de conquistar um corpo físico mais magro, mais sarado existem, mas são piores que drogas. São métodos que viciam e podem te levar para um caminho sem volta. Podem te trazer muitos prejuízos físicos e especialmete mentais.

Sou a favor da auto estíma, da busca do corpo perfeito que não desequilibra a mente e a alma.
Sou a favor do equilíbrio, do sorriso, da conquista do dia após dia.  Construir hábitos positivos e sem exageros para uma vida mais alegre e mais bonita, com resultados duradouros e não destruidores.
 

Comentários

  1. A sociedade pode ser a criadora dessa obcessao pelo corpo perfeito, mas apartir do momento em que você passa a ser vitima dessa doença extracorporal, ela nos devora, nos obseca e nada nem ninguém aparentemente te livrara desse desejo que já virou incontrolavel dentro de você.
    Dizem que o equilíbrio é difícil de se chegar, não somente em relação ao corpo, mas em tudo, e acho que vemos a bulimia e a anorexia como escapatória dessa busca constante sem resultados e então, muitas vezes não queremos nos livrar dessas 'doencas', por mais que elas ocupem nosso pensamento quase o tempo todo. Já nem me lembro como é viver sem ter a comida me controlando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas