29. Uma vez Bulimica sempre Bulimica?

Não posso afirmar com certeza nem que sim, nem que não.

Eu não me considero mais bulímica, mas sei que por ter sido viciada neste ciclo de alimentação eu tenho uma tendencia a desenvolver de novo a bulímia ou outro disturbio alimentar.

Algumas coisas também não mudaram. Mesmo depois de tanto tempo sem a doença, eu ainda tenho dismorfobia, não me vejo no espelho como as pessoas normais. Só consigo ver como eu realmente estou pelas fotos.
O espelho parou de ser o indicativo de como o meu corpo está. 
Não é fácil lidar com isso, pois gera uma incerteza sobre o próprio corpo.
Eu também presto atenção nas pessoas quando me falam que eu estou muito magra, não consigo me perceber magra no espelho, porém se eu engordar dois quilos, talvez não perceba, já que não tenho certeza se o que estou vendo é uma imagem real ou uma ilusão.

Durante estes últimos anos vivi em paz com meu peso, na maioria das vezes, como cortei a compulsão e os vomitos, eu tive mais problemas por emagrecer demais do que por engordar. Tomei os devidos cuidados para não cair na anorexia e algumas vezes até me alimentei por obrigação e não pelo prazer ou por fome. Enfim, não queria substituir um problema por outro, já que demorou tanto para sarar de uma doença, nunca quis entrar em outra. Tenho medo de qualquer vício, especiamelte aos vícios ligados a comida, ou a com falta de nutrientes.
Mas nas últimas semanas me senti um pouco deprimida, senti algumas decepções da vida e aumentei meu consumo de comida. Até hoje as pessoas me cobram muito por uma alimentação saudável e creio que eu também me cobro e tento comer bem, ou pelo menos comer 3 vezes ao dia, já que normalmente me alimento duas. Essa semana andei comendo muitos doces e besteiras, andei comendo mesmo sem fome porque era horário das refeições. Comecei a sentir meu rosto inchado e resolvi me pesar.Estou dois quilos a cima do peso. Dois que podem ser 3, porque na verdade eu prefiro sempre manter 1 quilo a menos. Enfim. Não reagi natural, suei frio, me senti culpada, entrei em panico como nos velhos anos bulimicos. Mas só são dois quilos! Poisé, foi aí que eu pensei: "Será que uma vez Bulimica para sempre Bulimica?" No fundo eu acredito que não, pois deve ter havido outros dias nesses 5anos curada que eu engordei 2 quilos e com certeza não me preocupei como hoje.

A verdade é que a Bulimia tem que ser controlada e uma vez curada a pessoa vai ter que tomar cuidado e prestar atenção em comportamentos que a possam levar de volta para o quadro. Como eu falei é uma tendencia, voltarmos a termos a doença, mas a preocupação exagerada não reaparece assim do nada. Talvez venha acompanhada de uma desilusão amorosa, uma decepção no emprego, uma inseguraça emocional que refletem na auto estima da própria imagem.

Texto de . Potira Marie @copyrights reserved  

Comentários

  1. eu comi hoje de manha e qnd eu começo eu nao consigo mas parar e tudo esta dentro da minha barriga, eu nao consegui miar eu nao consigo mais, eu botei o dedo, e botei a escova mas nao deu certo , eu tentei sete vezes, eu passei 15 MINUTOS TENTANDO eu nao consegui miar hoje. eu nao sei o que esta acontecendo cmg

    ResponderExcluir
  2. Oi Potira, também não consigo me ver no espelho da mesma forma que me vejo nas fotos ou em vídeo. Em fotos e vídeos percebo que estou magra, mas no espelho não consigo. Isso também me deixa muito confusa. Bom, imagino que depois da cura também terei que estar sempre me vigiando para não cair nas armadilhas que nossa mente cria para nós, não é verdade? Provavelmente você deve fazer terapia para tratar dos conflitos que nós vivemos, e continuar tudo sem ter recaídas. Imagino que um dia estarei curada dos muitos anos de convivio com a doença, mas sei que a cura deverá estar sempre acompanhada de terapia para trabalhar os traços da minha personalidade que não consigo lidar. beijos. Até breve.
    http://mulherinterrompida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. eu também sofro com esse problema alimentar,eu não sei oque acontece,mas toda vez que eu como já é pensando em mia.me cinto bem melhor depois que eu coloco p/fora, sempre perco peso assim,quando eu em outro lugar ou em um Restaurante,eu me desespero sei que vou engordar,esse problema é vicioso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas